Sobre o Chantilly…

Quando comecei na confeitaria, uma das coisas que mais me apavoravam (hoje só me dá um medinho) era bater o Chantilly no ponto certo. Cá entre nós, não é nada simples.

Apesar de haver controvérsias, acredita-se que foi Fritz Carl Vatel (1635-1671) o responsável pelo surgimento do Chantilly, quando tinha apenas 27 anos. Morador das Províncias de Chantilly, na França, constatou que o leite produzido em Chantilly era mais gorduroso, o que possibilitava que fosse batido, transformando-o em uma pasta vaporosa e densa. Ao incorporar à essa pasta uma quantidade de açúcar, Vatel teria criado a receita mais utilizada na Confeitaria Mundial: o Creme de Chantilly (acesse Pratique Francês para saber mais sobre essa história).

A primeira vez que bati um Chantilly foi no curso de Formação Básica em Confeitaria, oferecido pelo SENAC.  O curso foi maravilhoso, diga-se de passagem. Super recomendo. Só que lá não tem essa de bater o Chantilly da caixinha, fazemos o Chantilly do modo tradicional –  Creme de Leite Fresco, açúcar e baunilha; usamos a fava da baunilha. Esse é de fato o Chantilly mais gostoso: é leve, é refrescante, como acompanhamento deixa a sobremesa certa mais saborosa e requintada.

Mas daí surgem as dúvidas. A duração desse Chantilly com creme de leite fresco é muito reduzida. Então, o que fazer quando o objetivo é trabalhar com bolos confeitados para festa, produtos que ficam horas expostos sem refrigeração, antes de serem consumidos? Trabalhar com o chantilly de caixinha, sim!!! Mais conhecido como Creme Vegetal ou Preparado para creme do tipo Chantilly. É um produto a base de óleos vegetais, diferente do Chantilly a base de Creme de Leite Fresco que possui gordura animal.

Escolher qual marca usar… Nossa, é um post a parte. Porque é um mundo de informação e eu não tinha dinheiro para sair batendo um monte de Chantilly de diferentes marcas para ver qual seria o melhor, então pesquisei quais eram as duas mais recomendadas, bati um de cada, não vi diferença nenhuma (rsrs) e escolhi o que achei mais saboroso. Mas, uma pequena observação, acho que não vi diferença porque bati os dois errados….

Hoje, eu tenho uma marca preferida e, às vezes, testo outra marca para ver se gosto mais. Ainda não vi motivo para trocar, até porque em uma das lojas aqui da minha cidade onde compro o creme vegetal, a vendedora falou que o Chantilly que uso é considerado o Gourmet dos Chantillys. E nem é mais caro que a outra marca mais recomendada.

Bom, agora está tudo resolvido… mais ou menos, porque ao ir pesquisar no GOOGLE minhas dúvidas sobre o ponto certo do Chantilly – para ficar lindo, aveludado e com aquele brilho, sem estar ressecado ou craquelado -, fui entrando em contato com nomes que a princípio não faziam sentido nenhum pra mim: Chantininho, Chantininho Estabilizado e o Chantininho Power. Então comecei a buscar cursos que pudessem me fazer compreender melhor o que era cada um deles e quais suas recomendações de uso.  Fiz cursos online e presenciais (depois quero falar mais deles) e comecei a testar em casa tudo que vinha aprendendo. Mais do que isso, escolhi a partir daí qual iria utilizar nas minhas encomendas.

Mas, vamos combinar… esse post já está meio grande, não é mesmo? Então, ja já faço outro para conversarmos um pouco sobre essas três variações do Chantilly e minha experiência com cada uma delas!!!

Ah, só mais uma curiosidade: Você sabe qual a origem da sobremesa “Morangos com Chantilly”?

Napoleão Bonaparte solicitou ao Marquês  Luis de Cussy uma sobremesa que homenageasse seus homens em guerra. Essa sobremesa deveria lembrar o sangue dos soldados franceses derramado na guerra contra a Espanha, ao mesmo tempo que a paz tão almejada…Assim nasceu  Morangos com Chantilly…

De romântico não tem nada, né?

 

 

 

 

Um comentário sobre “Sobre o Chantilly…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s