Chantininho, Chantininho Estabilizado e Chantininho Power.

Como contei no último post “Sobre o Chantilly”, quando comecei a pesquisar na internet sobre como alcançar o ponto correto do Chantilly, me deparei com nomes que não faziam sentido nenhum para mim: CHANTININHO, Chantininho ESTABILIZADO e Chantininho POWER.

Quem me conhece, sabe que diante de algo que não sei e quero aprender, meu caminho natural é estudar sobre e, principalmente, buscar cursos com experts da área. Tenho muito medo de aprender “besteira”, por ter feito qualquer curso, ou por ter visto qualquer vídeo no youtube e ir reproduzindo, só porque está na internet. Fica a dica, tem muita coisa ruim por aí, então sempre busque as referências das áreas, de qualquer área, e estude muito, pois a confeitaria não é simples e precisa de conhecimento SIM para que um bom trabalho seja feito. Além de muita prática, é claro!

Antes de saber que iria trabalhar com bolos e doces para festa, me inscrevi em um site de educação profissionalizante online – a EDUK (mas isso é um outro post) – e nesse site podia, e ainda posso, ter acesso a profissionais de primeira qualidade. Então não tive dúvida, fui buscar lá cursos que pudessem me ensinar o que raios eram essas variações do Chantilly. Fiz curso online com a Janaina Barzanelli e Janaina Suconic. Depois fiz um curso presencial com a Luciana Gonzalez e conheci o trabalho da Mara Cakes, que possui ótimos vídeos no Youtube ensinando sobre o Chantininho Power. Mas recentemente fiz um curso online, também na EDUK, com a Amelia Lino. E agora, estou esperando a Cristiane Lucas abrir o curso que ela oferece online, para poder fazer também. Então acho que agora posso falar um pouco sobre esses tipos de chantilly.

O que o Chantininho trás de novidade é a presença do leite em pó. Mas, encontrei receitas de Chantininho que além do leite em pó, levam também o pó para o preparo de Glacê Real. Se compararmos o Creme Vegetal batido puro, com o Creme Vegetal batido com leite em pó (e o pó do Glacê real), percebemos que esse último creme é mais encorpado, porém resseca mais facilmente, exatamente pela presença de sólidos. Então, para hidratar o Chantininho recomenda-se colocar leite condensado gelado.

Confesso, que a primeira vez que vi essa receita, tive uma resistência enorme e nem me animei em testar, porque imaginei que ia ficar extremamente doce: leite em pó, creme vegetal e leite condensado …. meu Deus do céu… quem ia conseguir comer isso? Mas, a consistência desse creme permite trabalhos lindos na decoração dos bolos e, por ser um creme mais firme, consigo colocar uma quantidade de corantes maior, sem perigo de perder o ponto do Chantininho. Então as cores são mais bonitas também. E por conta desse detalhe não deixei meu pre-conceito fazer com que eu desistisse de conhecer melhor esse preparo.

Com o passar dos cursos, fui aprendendo que tudo era uma questão de proporção dos ingredientes e que havia algumas variações nas receitas que, depois de serem testadas, eu poderia escolher a que melhor me agradasse. Por exemplo, tem receitas que a proporção de leite em pó é menor, não há o pó de Glacê Real e  o uso do leite condensado é opcional ou só utilizado para consertar o ponto de batimento do Chantilly, o que me permite usar menos leite condensado. Além disso, é preciso obedecer a regra de ouro para todos os produtos, e que eu sigo à risca aqui na Più Dolce, quanto melhor a qualidade dos ingredientes, melhor a qualidade do produto final e mais equilibrado seu sabor. E, cá entre nós, um Chantininho com produtos de qualidade é DE-LI-CI-O-SO. É um creme leve, doce na medida certa e seu sabor se soma ao sabor do bolo. Virei fã!!!

Bom, mas e o Chantininho Estabilizado e o Chantininho Power? O que eles têm de diferente? Se compararmos ao Chantilly (batido a partir do Creme Vegetal), o Chantininho possui uma resistência maior à temperatura ambiente e é um creme mais firme para fazermos as decorações dos bolos com o Bico de Confeitar.

Mas quando pensamos em termos de temperaturas mais altas, com é o caso do nosso Brasil, em todas as regiões, em pelo menos uma época do ano, o Chantininho Estabilizado é mais resistente que o só o Chantininho e o Chantininho Power é ainda mais resistente que o Chantininho Estabilizado, afinal ele é POWER. Mas muita calma nessa hora, a 40ºC dificilmente algum creme consegue resistir, né? Até porquê o que confere essa resistência maior a esses dois cremes é a adição de gelatina e emulsificante (a base de gordura) que vão derreter a temperaturas MUUIIITTTOO altas!!

E, o que difere o Chantininho Estabilizado do Chantininho Power, já que os dois levam, além do leite em pó, gelatina e emulsificante? Primeiro a concentração de gelatina, que no Power é maior que no estabilizado, e a presença obrigatória do Pó de Glacê Real no Chantininho Power, o que vai dar uma consistência maior a essa última variação de Chantininho.

Aqui vale ressaltar que as quantidades de gelatina e emulsificante são pequenas, o que não altera o sabor do Chantininho, desde que os ingredientes sejam de boa qualidade. Pois imagina acrescentar mais gordura em um creme vegetal que, dependendo da marca, já é MUIITTOOO gorduroso? Vai ficar muito pronunciada a presença da gordura. Então, escolher um bom Creme Vegetal é a primeira garantia de que o resultado final vai ser muito positivo.

E por serem cremes mais consistentes os trabalhos com bico de confeitar ficam mais detalhados e firmes, o que tornam as decorações dos bolos em Chantininho Estabilizado e Power mais bonitas e delicadas.

Ah, uma dica, se vc não sabe ou quer saber mais sobre Emulsificante, entra lá no canal da Janaina Suconic, ela tem vários videos que se chamam “As Dicas da Jana” e que são verdadeiras aulas. A dica sobre o Emuslsificante é a Dica 291.

E espero você no próximo post!!!!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s