Ganache

Em 2006, eu me mudei para São José dos Campos para morar com meu então namorado, hoje meu marido. Lembro que os seus amigos de trabalho, como uma forma de me fazerem sentir bem vinda, decidiram fazer uma noite de fondue. Eu, que era um zero a esquerda na cozinha, mas querendo me integrar no grupo, me ofereci para fazer o fondue de chocolate. Detalhe, não tinha a menor ideia do que era feito esse negócio, apesar de já ter comido, mas achei que deveria ser algo parecido com chocolate e creme de leite. E assim, na intuição e muita cara de pau, coloquei o chocolate na panela, que estava direto no fogo, esperei o chocolate derreter e taquei o creme de leite, com o fogo ligado e tudo. O chocolate deu uma baita endurecida. Sabe àquela quando a gente coloca creme de leite gelado no chocolate que acabou de derreter? Então, no desespero, eu tirei a mistura do fogo e acho que nunca mexi algo tão vigorosamente como mexi aquele pseudo fondue. Resultado: criou uma consistência cremosa (UFA!!!) e ficou MUUUIITO gostoso.

Naquele momento, achei que tinha acertado rsrs. Os amigos continuaram amigos, casei, tive meus filhos e começamos a ver o “Que Seja Doce” e, em muitos episódios, ouvíamos: cobertura de Ganache, recheio de Ganache… enfim, um negocinho que via na tv e que parecia ser delicioso mas, pelo nome, parecia ser algo extremamente difícil de fazer.

Um dia, meu marido e minha filha, nas peripécias culinárias da Júlia – como contei aqui no post anterior, fizeram um bolo de caixinha e ficamos com aquela vontade de colocar uma cobertura, mas queríamos fugir do velho e bom Brigadeiro – porque, até então, era o que rolava por aqui: bolo de caixinha com cobertura de brigadeiro. Meu marido então teve a ideia de pesquisarmos o que era Ganache para ver se a gente conseguiria fazer. Quando vi na internet que era, basicamente, uma mistura de chocolate com creme de leite em partes iguais, fiquei incrédula na frente do computador. Fizemos e foi o bolo de caixinha mais gostoso que comemos na nossa vida. E foi nesse dia que descobri o que era Ganache.

Hoje, aqui na Più Dolce, a Ganache é usada como cobertura: Ganache com Chocolate Nobre Meio Amargo da Sicão. É claro que tive que estudar e entender melhor dessa maravilha, até porque, dependendo da consistência que quero do creme, preciso de uma porcentagem entre o chocolate e o creme de leite específica. Também, dependendo da porcentagem de gordura no chocolate – por exemplo, a do chocolate branco é muito maior, já que não tem cacau, só manteiga de cacau -, eu preciso colocar mais ou menos creme de leite, senão posso não conseguir chegar a consistência que quero. Assim, hoje a Ganache que rola por aqui é ainda muito mais saborosa do que a que fiz nas minhas primeiras experiências com essa delícia francesa…. ou será suíça?

Isso mesmo, como toda receita que se preze e que se estabelece como clássico da confeitaria, a história da origem da ganache possui controvérsias, mas a história que conheço, eu amo, porque, de certo modo, me lembra como eu entrei em contato com essa maravilha.

Acredita-se que a Ganache surgiu por volta de 1950. E sua origem está relacionada a um grande descuido de um aprendiz de chocolatier que, desastradamente, teria derrubado creme de leite fervido em um chocolate. Eu imagino e quase posso sentir o desespero dele… Acontece que, antes de jogar fora a “besteira” que fez, ele deve ter misturado vigorosamente, como eu fiz lá na noite do fondue, e o resultado dessa união foi um creme que foi aprovadíssimo por seu mestre. Nasceu assim, a Ganache.

Mas, por que esse nome de Ganache?

Porque na hora da trapalhada, o mestre teria chamado o aprendiz de GANACHE que, em francês, significa IDIOTA.

Bom, depois dessa história, o que desejo é que possamos fazer mais “ganachisses” assim nas nossas cozinhas!!!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s